![sergio camargo_sem título_sem data](https://raquelarnaud.com/wp-content/uploads/2023/04/Sem-nome-15.jpg)
Obras disponíveis
![sergio camargo_sem título_sem data](https://raquelarnaud.com/wp-content/uploads/2023/04/Sem-nome-15.jpg)
![sergio camargo_sem título _1988](https://raquelarnaud.com/wp-content/uploads/2023/04/Sem-nome-14.jpg)
sergio camargo_sem título _1988
![sergio camargo_sem título (#626) _1988/90](https://raquelarnaud.com/wp-content/uploads/2023/04/Sem-nome-13.jpg)
sergio camargo_sem título (#626) _1988/90
![sergio camargo_sem título_1980](https://raquelarnaud.com/wp-content/uploads/2023/04/Sem-nome-12.jpg)
sergio camargo_sem título_1980
![sergio camargo_sem título (#473)_1964/80](https://raquelarnaud.com/wp-content/uploads/2023/04/Sem-nome-11.jpg)
sergio camargo_sem título (#473)_1964/80
![sergio camargo _série mulher_1950](https://raquelarnaud.com/wp-content/uploads/2021/11/Sem-nome-33.jpg)
sergio camargo _série mulher_1950
![sergio camargo _sem título_1970](https://raquelarnaud.com/wp-content/uploads/2021/11/Sem-nome-2.png)
sergio camargo _sem título_1970
![sergio camargo _sem título_1970](https://raquelarnaud.com/wp-content/uploads/2021/11/Sem-nome-35.jpg)
sergio camargo _sem título_1970
Biografia
rio de janeiro_ rj_ 1930-1990
www.iacbrasil.org.br/artista/sergio-camargo
Sergio Camargo é considerado um dos mais originais escultores brasileiros ligados à vertente construtiva, mesmo sem ter se filiado a seus grupos ou movimentos. Longe de ser essencialmente racionalista, seu trabalho escultórico emana certa organicidade, fruto da combinação de um número restrito de volumes geométricos, como cilindros, cubos e retângulos, que responde a um princípio de “geometria empírica”, como definiu o artista. Em suas composições tridimensionais, a atitude sistemática de junção de formas geométricas não impede que subsista um constante movimento de rompimento e rearticulação, animado pela incidência de luz sobre os volumes. A partir da década de 1970, Camargo passa a utilizar quase exclusivamente o mármore, cuja materialidade reage à incidência de luz de modo mais contundente, revelando, de maneira mais enfática, o aspecto dinâmico das composições.
Iniciou seus estudos em arte aos dezesseis anos, na Academia Altamira, em Buenos Aires, com Emílio Pettoruti e Lucio Fontana. Em 1948, viajou para Europa, onde fez o curso livre de Filosofia na Sorbonne, em Paris, e foi influenciado pelas obras de Constantin Brancusi, Georges Vantongerloo, Hans Arp e Henri Laurens. Entre 1961 e 1973, frequentou aulas de Sociologia da Arte com Pierre Francastel, na École Pratique des Hautes Études. Nesse período trabalhou em seu ateliê de Malakoff, em Paris, e junto ao ateliê Soldani, em Massa, na Itália. No final de 1973, retornou definitivamente ao Rio de Janeiro, onde iniciou a construção de seu ateliê no bairro de Jacarepaguá.
Além do Brasil, Sergio Camargo conquistou grande respeito no circuito internacional, tendo participado de exposições individuais e coletivas, além de realizar importantes obras para espaços públicos, como o Palácio do Ministério das Relações Exteriores (Brasília); Banco do Brasil de Nova York (EUA); Faculdade de Medicina de Bourdeaux (França); e Praça da Sé (São Paulo). Tem obras em museus nacionais e estrangeiros e integra conceituadas coleções privadas. Em 2000, nos dez anos de sua morte, Sergio Camargo ganhou um local de visitação permanente no Paço Imperial do Rio de Janeiro, com a reconstituição de seu ateliê de Jacarepaguá. Raquel Arnaud representa o artista desde 1975 e é responsável pelo Espólio Sergio Camargo desde 1990.
Exposições
![sergio camargo_construção](https://raquelarnaud.com/wp-content/uploads/2024/02/sergio-1997-266x266.jpg)
sergio camargo_construção
14 jul_1997 - 26 ago_1997
![sergio camargo_](https://raquelarnaud.com/wp-content/uploads/2024/02/editada_sergio-1984-266x266.jpg)
sergio camargo_
05 mar_1985 - 06 abr_1985
![imaginar o presente_](https://raquelarnaud.com/wp-content/uploads/2024/02/editada_-266x266.jpg)
imaginar o presente_
13 oct_ 1983 - 25 oct_1983
Vídeos