O que é arte abstrata?

Também conhecida como abstração, a arte abstrata é marcada por abolir a representação e voltar às coisas mesmas, os elementos básicos das linguagens artísticas como a matéria, a cor e as formas – um desdobramento das pesquisas do cubismo.

Waltercio Caldas, por exemplo, assimila essa pesquisa e vai às operações conceituais. O trabalho “Dado no gelo” sustenta uma crítica à representação. Conforme Ronaldo Brito afirma, ele constata que é “impossível refugiar-se na naturalidade da Mimesis e sua incompatibilidade com o Conceito e o Real”1.

Então, engana-se quem pensa que arte abstrata busca fugir do mundo, ela apenas nega a representação. A prática de Frida Baranek também prova isso: ela organiza materiais pesados e mundanos como couro, ferro, pedras e galhos, em emaranhados densos. Como
afirmou Roberto Conduru, muitas vezes sua obra parte de objetos do mundo para gerar outras formas.

Baranek parece seguir o caminho indicado por Vladimir Tatlin, artista próximo do construtivismo russo que, no início do século XX, fez uma série de esculturas construídas a partir de materiais industriais. Isso radicalizava as pesquisas cubistas com colagem, desafiando a escultura clássica, definida pela retirada e modelagem do material, com uma escultura feita pela adição e organização de matéria pronta.