entre espaços

15 jul - 04 ago_2021

entre espaços

Baixe o catálogo, clicando aqui.

________

A Galeria Raquel Arnaud tem o prazer de apresentar Entre Espaços, uma exposição com treze artistas que usam o jogo de palavras para aumentar a ressonância de seus trabalhos. Embora as obras de arte – dos arquivos e artistas representados – difiram muito em materialidade, forma e idade – com as primeiras peças datando dos anos 70 e as mais recentes de 2020 – elas estão conectadas por seu uso de texto. 

Um marcador da modernidade, o uso do texto tornou-se emblemático do século XX, desenvolvido como uma (anti)estética pelos cubistas. A incorporação do texto liberou a pintura de suas propriedades formais, onde a palavra escrita não pertencia apenas à estrutura da linguagem, mas também ao domínio do gráfico e do artístico. Quer os artistas usem letras, palavras, frases ou símbolos, a extensa gama de obras de arte em Entre Espaços convida os espectadores a interagir com essa nova camada de significado embutido. Karl Bühler, um linguista importante do século XX, acredita que a linguagem possui três funções essenciais: uma função informativa, usada na apresentação de fatos; uma função expressiva, usada para exteriorizar sentimentos internos (espirituais); e uma função diretiva, usada para solicitações. Ao longo da exposição, você verá essas três operações linguísticas transitarem criando confrontos dinâmicos entre diferentes esferas de comunicação. 

Embora o texto possa ser usado para introduzir implicações linguísticas sobre obras de arte, ele também pode servir como uma ferramenta visual. Quando sua função inata é abstraída, a tipografia pode adquirir um estado puramente estético onde padrões, texturas e designs podem ser produzidos. Simbólica e enigmática, a aplicação de texto cria visuais que são familiares e estrangeiros. 

O texto é temporal e atemporal, decifrável e ambíguo, pessoal e distante. Entre Espaços convida você a celebrar a arte textual brasileira e a experienciar uma dança cativante entre dualidades e camadas de significados.

 

Exposição: Entre espaços

De 15 de julho a 04 de agosto de 2021

Telefone 11. 3083-6322, e-mail info@raquelarnaud.com 

Galeria Raquel Arnaud

Rua Fidalga, 125 – Vila Madalena 

imagens da exposição