![waltercio caldas_nus_2020](https://raquelarnaud.com/wp-content/uploads/2022/08/Sem-nome-1-57.jpg)
Obras disponíveis
![waltercio caldas_nus_2020](https://raquelarnaud.com/wp-content/uploads/2022/08/Sem-nome-1-57.jpg)
![waltercio caldas_desenhos contínuos_2018](https://raquelarnaud.com/wp-content/uploads/2022/05/16245-vista-.jpg)
waltercio caldas_desenhos contínuos_2018
![waltercio caldas_acústica II_2020](https://raquelarnaud.com/wp-content/uploads/2022/05/16234.jpg)
waltercio caldas_acústica II_2020
![waltercio caldas_adão_2019](https://raquelarnaud.com/wp-content/uploads/2022/05/16233.jpg)
waltercio caldas_adão_2019
![waltercio caldas_step by step_2013](https://raquelarnaud.com/wp-content/uploads/2022/05/16232-.jpg)
waltercio caldas_step by step_2013
![waltercio caldas_sem título_2019](https://raquelarnaud.com/wp-content/uploads/2022/04/tango-JA-126423.jpg)
waltercio caldas_sem título_2019
![waltercio caldas_minotauro_2017](https://raquelarnaud.com/wp-content/uploads/2022/04/tango-JA-126396.jpg)
waltercio caldas_minotauro_2017
![waltercio caldas_sem título_2018](https://raquelarnaud.com/wp-content/uploads/2022/04/tango-JA-126404.jpg)
waltercio caldas_sem título_2018
Biografia
rio de janeiro_ rj_ 1946_ vive e trabalha no rio de janeiro
A produção de Waltercio Caldas é conhecida por romper padrões de percepção e por resistir a muitas das definições frequentemente empregadas para descrever ou classificar a arte contemporânea. Seus objetos recusam o olhar habitual, criando enigmas que provocam certa desorientação. Isso acontece porque sua potência não reside no objeto, nem nas relações virtuais ali propostas, mas precisamente no constante deslocamento da perspectiva e da expectativa. Nesse sentido, a obra configura-se mais como uma forma ativa de veicular um pensamento indecifrável do que propriamente um objeto de contemplação.
Waltercio Caldas começou a se interessar por arte na década de 1960, quando passou a frequentar exposições como público. Estudou pintura com Ivan Serpa em 1964, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ). Na década de 1970, lecionou o curso de Arte e Percepção Visual no Instituto Villa-Lobos e foi coeditor da revista Malasartes. Em 1973, fez a primeira individual no MAM-RJ, com a qual ganhou o Prêmio Anual de Viagem da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). Recebeu, em 1993, o Prêmio Mário Pedrosa, da ABCA, por mostra individual realizada no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. É autor de Manual da Ciência Popular (1982, republicado em 2008), Velásquez (1996), e Notas, ( ) etc (2006), entre outros.
Participou de exposições no Kanaal Art Foundation (Bélgica); Stedelijk Museum (Holanda); Centre d’Art Contemporain (Suíça); Museum of Modern Art (EUA); Josef Haubrich Kunsthalle (Alemanha); Museo del Barrio (EUA); Walker Art Center (EUA); Bienal de São Paulo; Bienal de Veneza; Documenta; Bienal do Mercosul; entre outras. Sua obra integra as principais coleções do mundo, como Centre Pompidou (França), Museum of Modern Art (EUA), Neue Galerie (Alemanha); Museus de Arte Moderna de São Paulo e do Rio de Janeiro, Instituto Inhotim, além de outras. É representado pela Galeria Raquel Arnaud desde 1982.
Exposições
![waltercio caldas_](https://raquelarnaud.com/wp-content/uploads/2024/03/waltercio-editada-266x266.jpg)
waltercio caldas_
18 set_2004 - 30 out_2004
![waltercio caldas_](https://raquelarnaud.com/wp-content/uploads/2024/02/editada_-12-266x266.jpg)
waltercio caldas_
20 ago_1994 - 26 nov_1994
![waltercio caldas_](https://raquelarnaud.com/wp-content/uploads/2024/02/editada_-8-266x266.jpg)
waltercio caldas_
23 nov_1989 - 23 dez_1989