Obras disponíveis
guto lacaz_irmãos siameses pela orelha (máscaras)_2023
guto lacaz_antimatéria (preto)_2022
guto lacaz_antimatéria (vermelho)_2022
guto lacaz_antimatéria (azul)_2022
guto lascaz_antimatéria (amarela)_2022
guto lascaz_antimatéria (branca)_2022
Biografia
são paulo_ SP_ 1948_ vive e trabalha em são paulo
http://www.gutolacaz.com.br/
Carlos Auguto Martins Lacaz (São Paulo, São Paulo, 1948). Artista multimídia, ilustrador, designer, desenhista e cenógrafo. Forma-se em eletrônica industrial pelo Liceu Eduardo Prado, em 1970, e em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São José dos Campos, São Paulo, em 1974. É editor de arte das revistas Around/AZ e Via Cinturato. Entre 1978 e 1984, leciona comunicação visual e desenho de arquitetura na Faculdade de Artes Plásticas da Pontifícia Universidade Católica – PUC, de Campinas. Em São Paulo, leciona no Colégio Iadê, no curso de arquitetura na Faculdade de Belas Artes e no curso livre Artur Cole, entre 1981 e 1984. Realiza performances como Eletro-Performance (1984); Estranha Descoberta Acidental (1984); O Executivo Heavy Metal (1987); Espetáculo Máquinas II (1999), entre outras. Na década de 1990, ilustra os livros Crescente: 1977-1990, de Duda Machado; Num Zoológico de Letras, de Régis Bonvicino (1955); e o Balé dos Skazka’s, de Kátia Canton (1962). Em 2005, publica o livro Desculpe a Letra, que reúne desenhos realizados para a coluna da jornalista Joyce Paschowith, no jornal Folha de S. Paulo.
A produção de Guto Lacaz transita entre o design gráfico, a criação com objetos do cotidiano e a exploração das possibilidades tecnológicas na arte, sempre tratados com humor e ironia, como é possível notar em Crushfixo (1974), um de seus primeiros trabalhos, ou em Fuscão Preto no Acapulco Drive-In (1981), no qual, por meio de uma maquete, associa uma canção popular à música de vanguarda do compositor Arrigo Barnabé (1951).
Vários de seus trabalhos relacionam-se ao universo da mídia e do consumo, como Óleo Maria à Procura da Salada (1982), em que uma lata de óleo se desloca em uma bandeja equipada com radares, ou Ono (1991), obra em homenagem ao arquiteto Walter Ono, criada a partir de um embalagem de sabão em pó. Lacaz realiza também grandes instalações, como Auditório para Questões Delicadas (1989), na qual faz uma intervenção no parque Ibirapuera, em São Paulo. Instala, no meio do lago do parque, seqüências de cadeiras, que, por meio de estruturas ocultas, parecem flutuar na água. Em Cosmos (1991), definida pelo artista como uma livre interpretação da mecânica celeste, dispõe, em uma sala escura, pedestais de diferentes alturas, cujos motores elétricos fazem com que pequenas esferas brancas descrevam orbitais que variam em direção, diâmetro e velocidade. Ao percorrer a instalação, o espectador tem a sensação de estar caminhando por entre os corpos celestes.
Guto Lacaz realiza ainda diversas performances, como Espetáculo Máquinas II (1999) ou Eletro Performance (1984), que tem como participantes a atriz Cristina Mutarelli (1957), o arquiteto Javier Borracha e o irmão do artista Nenê Lacaz, entre outros.
Exposições
guto lacaz_ antimatéria
10 nov_ 2022 - 17 fev_ 2023
Publicações
80 desenhos de Guto Lacaz
80 Desenhos reúne 80 cartuns do artista publicados durante mais de 15 anos na seção um desenho da revista Caros Amigos. A página começou em preto-e-branco, mas ganhou cores e uma nova identidade ao mostrar cenas non sense. 80 desenhos, é uma coletânea de trabalhos produzidos ao longo de 15 anos para a revista caros amigos. difícil definir mas o trabalho do guto tem um nome sempre: bom gosto. Os traços simples e quase despretenciosos escondem uma constante busca pela simplicidade e sofisticação, bases sólidas para suas idéias....Guto Lacaz: 30 anos de arte
Para Comemorar Seus 30 Anos De Carreira, Guto Lacaz, Reuniu No Livro Omenhobjeto Alguns Dos Seus Trabalhos, Onde Os Projetos São Apresentados Desde Os Primeiros Estudos, O Desenho Técnico E Finalmente Sua Realização. Assim, O Leitor Poderá Acompanhar Algumas Etapas De Cada Processo Como - Desenhos, Objetos, Esculturas, Pinturas, Instalações - Acompanhados De Comentários E Críticas De Personalidades Do Cenário Artístico Nacional, Como - Paulo Bomfim, Aracy Amaral, Ruy Castro Cynthia Garcia, Fernando Lemos, Carlos Uchoa, Marcelo Coelho, Ivo Mesquita, Oscar Dambrosio, Edilamar Galvão, Marcelo Rubens Paiva, Zeca Camargo, Marion Velazco, Além De Comentários Espontâneos De Amigos E Colegas.34 POEMAS-HOMENAGEM
Os poemas visuais de Guto Lacaz são homenagens divertidas, precisas e poética a personalidades brasileiras de diversas áreas. De Elza Soares a Rebeca Andrade, de Richarlison a Zé Celso. Os poemas foram reunidos em um livro pequenino que cabe na palma da mão. Conhecido por suas performances, esculturas cinéticas, pinturas e desenhos de um humor refinado o multiartista faz agora sua estreia na Bebel Books, editora que acompanha desde a fundação <3 O designer, que já tem mais de 50 anos de carreira, não para de produzir, instigar e dialogar com seu tempo. “Guto Lacaz brinca com a fronteira entre arte e design como um equilibrista na corda bamba, com a delicadeza de um bailarino e a precisão de um aviador”. Bebel e Manaira Abreu Livro de 48 páginas em formato 10x10cm, impressas em duas cores especiais, com elegante costura aparente.Coincidências Industriais. Guto Lacaz
Objetos que não têm relação direta, mas se encaixam perfeitamente. A obra Coincidências Industriais, um dos mais famosos trabalhos do artista multimídia Guto Lacaz, foi transportada para as páginas deste livro a ser explorado de forma intimista e pessoal.Em formato de pequeno caderno, a edição reúne as peças da instalação artística em tamanho real, com folhas de acetato para permitir que o leitor encaixe os objetos recriando o projeto do artista. A obra gráfica traz cinco relações precisas entre dois objetos, gerando um terceiro, rico em plasticidade e materialidade.
Vídeos