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Biografia

rio de janeiro_ rj_ 1944_ vive e trabalha no rio de janeiro

www.carloszilio.com

A produção de Carlos Zilio passou por algumas das principais correntes da segunda metade do século 20, como a Nova Figuração Brasileira, nos anos 1960, e a arte conceitual, nos anos 1970, aliando a preocupação com a ordem e a geometria a um discurso crítico e combativo em relação à Ditadura Militar vigente naqueles anos. Na década de 1980, ao mergulhar em questionamentos sobre a arte de vanguarda e a negação da tradição preconizada por suas correntes, Zilio passa a ter a pintura como objeto principal de pesquisa. O tamanduá-bandeira, reminiscência da infância do artista, torna-se silhueta frequente em suas investigações pictóricas desde 1986, por vezes aparecendo quase como uma mancha que subverte as hierarquias entre figura e fundo. Aos poucos, Zilio elimina os elementos narrativos de sua pintura, transformada, assim, em ação pictórica literal, estabelecendo um vocabulário pessoal nos interstícios entre a abstração pura e a concretude do fazer, da tinta, da pincelada, da tela e dos elementos de composição eminentemente pictóricos.

Na década de 1960, Zilio formou-se em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e estudou pintura com Iberê Camargo no Instituto de Belas Artes. Perseguido pela ditadura, mudou-se para a França na década de 1970, onde se doutorou em Artes e pôde ter contato com a produção de importantes artistas de vanguarda, como Paul Cézanne. Retornou ao Brasil na década de 1980, dando prosseguimento a suas pesquisas e participando de inúmeras mostras. Atuou também como professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Participou das exposições “Opinião 66” (Rio de Janeiro, 1966) e “Nova Objetividade Brasileira” (Rio de Janeiro, 1967), que se tornariam marcos da arte brasileira, além de importantes mostras coletivas, como Bienal de São Paulo (1967, 1989 e 2010); Bienal de Paris (1977); Bienal do Mercosul (2005). Seus trabalhos estão presentes no acervo dos Museus de Arte Contemporânea de São Paulo, Niterói e Paraná, na Pinacoteca de São Paulo, nos Museus de Arte Moderna do Rio de Janeiro e de São Paulo e no Museu de Arte Moderna de Nova York. É representado pela Galeria Raquel Arnaud desde 1997.

 

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