condo são paulo 2019 _ contrato colectivo cromosaturado
30 mar - 08 ago_2019
A Galeria Raquel Arnaud tem o prazer de participar da edição do Condo de 2019 como galeria anfitriã, recebendo a parisiense Galeria Mor Charpentier com o artista Alexander Apóstol, em diálogo com o artista Carlos Cruz-Diez, representado pela Galeria Raquel Arnaud desde 1988.
Tendo como ponto de partida a arte cinética, desenvolvida especialmente por artistas venezuelanos em Paris na década de 1960, a exposição Contrato Colectivo Cromosaturado coloca em diálogo dois artistas através de diferentes perspectivas.
A arte cinética teve alta receptividade na Vezezuela nos anos 1960, que vivia um novo momento cultural acompanhado pela forte industrialização e urbanização devido à exportação de petróleo. Esses artistas eram associados aos avanços tecnológicos e o governo venezuelano foi um forte apoiador do movimento, tendo inclusive comissionado diversas obras.
Depois de um período caracterizado pela multiplicação de projetos arquitetônicos modernistas (tendo Le Corbusier como modelo principal), a década de 1960 viu a transformacão de muitas fachadas e interiores por toda a Venezuela através da integração em grande escala da arte cinética na vida cotidiana e em espaços públicos. Suas cores vívidas e formas geométricas mudaram a percepção do espaço para os transeuntes e trabalhadores de áreas públicas, que por sua vez, se tornavam performers de tais obras.
Carlos Cruz-Diez, nascido em 1923 e radicado em Paris desde 1960, é um dos precursores deste movimento. Sua pesquisa gira em torno do fenômeno cromático percebido como uma realidade autônoma, onde o espectador participa ativamente da obra através das mudanças de cor e forma que se dão de acordo com o movimento deste mesmo espectador. Duas Physichromies (série de trabalho mais conhecida do artista) serão expostas na mostra, sendo uma delas de 1969, além de uma instalação da série Transchromie.
Alexander Apóstol, vem de uma outra geração de artistas venezuelanos. Nascido em 1969, vive entre Caracas e Madrid. Em algumas séries de seus trabalhos, o artista pesquisa o desenvolvimento e a herança da arte cinética em seu país de origem. No vídeo Contrato Colectivo Cromosaturado, dividido em seis capítulos, são ilustrados os princípios da arte cinética por meio de diferentes refrências visuais. Já na série Political Lessons, Apóstol cria uma narrativa visual na qual utiliza as cores de diferentes partidos políticos que se alternaram no poder desde 1941.
A partir da produção de dois artistas reconhecidos, cujas obras se encontram em coleções como Tate Modern, Londres; Centre Pompidou, Paris; Museum of Modern Art (MoMA), Nova Iorque; Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madrid; The Solomon R. Guggenheim Museum, Nova Iorque, Daros Collection, Suiça, dentre muitas outras, a exposição Contrato Colectivo Cromosaturado apresenta uma narrativa acerca da contrução da arte cinética concomitantemente a um forte desenvolvimento urbano a partir dos preceitos modernistas. Processo este que encontra um cruzamento com a história de diversos outros países latinoamericanos.